Nossa equipe

Com a intenção de integrar ao máximo a realização de tarefas, evitando problemas causados pela falta de comunicação e dependência excessiva ente os setores, a equipe divide-se em células: aerodinâmica, estabilidade e controle, desempenho, cargas e aeroelasticidade, estruturas e ensaios estruturais, projeto elétrico, CAD e manufatura e administração.

Cada célula possui um líder que fica responsável por coordenar o projeto na sua área. O capitão da equipe e os líderes de cada área ficam encarregados de integrar todas as áreas de desenvolvimento do projeto.

Além dos alunos matriculados no curso de Engenharia Aeroespacial, estudantes de outras áreas do campus, como das Engenharias Civil, de Transportes e Logística e Mecatrônica participam deste projeto devido, principalmente, a natureza interdisciplinar do mesmo.

A característica interdisciplinar do projeto aeronáutico relacionado com a Competição SAE BRASIL AeroDesign levou os membros da equipe a aprofundarem os conceitos obtidos durante o curso, refletindo a proatividade da equipe no sentido de obter conhecimentos fora da sua área de especialidade ou de assuntos ainda não abordados em sua trajetória acadêmica. Além dos conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento do projeto, os estudantes aprimoraram suas habilidades nas áreas de: relacionamento interpessoal, gestão de pessoas, contato com patrocinadores, administração e gestão de recursos financeiros.

Aerodinâmica

Estuda a influência do ar e os esforços gerados pelo seu deslocamento na aeronave. Por meio de análises aerodinâmicas e CFD é possível prever e projetar as superfícies para direcionar o escoamento do ar sobre a aeronave e maximizar a sua eficiência.

Estabilidade e controle

Esta área é responsável pelo estudo da tendência da aeronave a voltar ao seu estado natural após sofrer alguma perturbação, afim de garantir o controle do piloto em todas as condições de voo. Além disso, também são dimensionadas as superfícies de controle, como ailerons, profundor e leme.

Desempenho

O setor de desempenho avalia o comportamento da aeronave ao longo da missão atuando na escolha de motor, hélice, previsões de velocidades e capacidade de carga paga. Com o uso de um sistema de telemetria embarcado é feito o monitoramento de alguns parâmetros de voo.

Cargas e Aeroelasticidade

Área responsável pela análise dos carregamentos estáticos e dinâmicos sobre a aeronave, considerando todas as condições críticas às quais o avião pode ser exposto. Também são feitas analises para prevenir a ocorrência de instabilidades nos componentes durante voos em altas velocidades.

Estruturas e ensaios estruturais

O setor de estruturas é responsável pelo dimensionamento e ensaio dos componentes estruturais da aeronave, buscando otimizá-las através de análises computacionais de modo que todos os componentes projetados sejam leves e resistentes.

Projeto elétrico

Responsável pela escolha dos componentes eletrônicos, como servos-motores e baterias, visando máxima segurança durante o voo da aeronave.

CAD e Manufatura

O setor de CAD é responsável pela modelagem de todos os componentes da aeronave, bem como a sua montagem e desenvolvimento das plantas técnicas. Com o uso de programas apropriados é possível dar forma à aeronave juntando as partes projetadas com os detalhes construtivos. Esse setor também é responsável por organizar a construção do avião, desenvolvendo técnicas construtivas e fazendo o controle de qualidade das peças, garantido a fidelidade da aeronave construída à projetada.

Marketing

Responsável pela divulgação da imagem da equipe para o público em geral, além de viabilizar a comunicação da equipe com outras entidades, sejam elas estudantis ou privadas. O setor de marketing também é responsável pela gestão de projetos sociais e captação de recursos da equipe.

Financeiro

Área responsável pelo planejamento e administração dos recursos financeiros da equipe, monitorando o fluxo de caixa e garantindo que todos os recursos sejam gastos da melhor maneira possível.