Evolução da equipe

A equipe foi fundada em agosto de 2010 e originalmente se chamava CEMASAS. Os anos de 2010 e 2011 foram de muito estudo e aprendizado, buscando entender e conhecer melhor o mundo do aerodesign. Em novembro de 2011, a equipe CEMASAS presenciou a etapa nacional da Competição SAE Brasil AeroDesign, que ocorreu em São José dos Campos/SP.

Em 2012 participamos da nossa primeira competição e, desde então, marcamos presença anualmente na competição nacional, a Competição SAE Brasil AeroDesign. Nestas participações a equipe conquistou, em 2012, a 2a colocação na categoria de Cargas e Estruturas, apresentando um projeto reconhecido pelos jurados como de alta qualidade. Neste mesmo ano, a equipe foi 23° colocada geral da classe Regular entre mais de 70 equipes participantes. Durante este evento a equipe participou de noticiários, evidenciando seu projeto a nível regional e nacional.

Aeronave projetada em 2012.

Em 2013 a equipe enfrentou problemas com a aeronave na competição e não conseguiu completar nenhum voo. Encerrando a competição em 54o lugar entre as 75 equipes participantes, apenas com a pontuação obtida dos relatórios.

Aeronave projetada em 2013.

Em 2014 a equipe finalizou a competição em 38o lugar, desempenho abaixo do esperado. Mas a equipe buscou traduzir a experiência em aprendizado e manter a motivação para o próximo ano.

Aeronave projetada em 2014.

Porém, em 2015 a equipe não pode participar, pois neste ano as vagas foram distribuídas por meio de sorteio. Nesse ano então o foco passou para a capacitação dos membros e realização de atividades de cunho social, como visitas em escolar e um campeonato de aviões de papel. A equipe também marcou presença no Congresso Nacional de Engenharias de Mobilidade (CONEMB) com um simulador de voo.

Já em 2016, no lugar do sorteio das vagas surgiu o Torneio de Acesso, para que as equipes conquistassem uma vaga na competição por mérito próprio. Assim, no torneio de 2016 conquistamos nossa vaga para participar da competição de 2017.

Aeronave projetada em 2016.

A equipe retornou efetivamente à competição em 2017, já sob nome de Nisus e com um quadro de membros totalmente novo. Neste ano a equipe sofreu com problemas administrativos e foi penalizada por atraso na entrega dos relatórios e no vídeo de validação de voo, concluindo a competição com um dos piores resultados desde a sua criação (51o lugar).

Aeronave projetada em 2017.

Em 2018 novamente a equipe enfrenta problemas com a aeronave durante a competição e não consegue voar. A inexperiência da nova equipe associada à falta de testes com a versão final da aeronave impediu a equipe de pontuar, obtendo a 49a colocação na competição.

Aeronave projetada em 2018.

 

Na competição de 2019, pela primeira vez, em todos os anos de existência, os relatórios foram entregues dentro do prazo, sem sofrer nenhuma penalidade. Na fase dos voos, obteve-se êxito em 4 das 5 baterias de voos. A aeronave carregou 8,575 kg proporcionando uma boa pontuação. A equipe ficou com a 21ª posição, a melhor de todos os tempos, na competição que hoje conta com 60 equipes na categoria Regular.

Aeronave de 2019

Aeronave 2019